GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sábado, 13 de março de 2010

Etapa 1 a) Definição do Processo de Globalização segundo Ulrich Beck

Segundo Ulrich Beck, "globalização" é um processo no qual os Estados Nacionais têm a sua soberania submetida às ações de atores transnacionais, sofrendo interferência em suas identidades, portunidades de mercado, orientações e redes de comunicação. De acordo com Beck, a globalização significa a predominância da economia de mercado e do livre mercado, e está em uma situação em que o máximo possível é mercatilizado e/ou privatizado, então o sistema internacional fica sob domínio do mercado financeiro; pois as empresas transnacionais detêm um grande poder, que até lhes possibilita criar conflitos entre os Estados e realizar "pactos globais". Beck acredita que a globalização não passa de um discurso ideológico para implementar as aberturas de mercado.

Um comentário:

  1. De fato as empresas transnacionais evoluíram de uma forma que fica cada vez mais difícil o Estado controlar,de ter o domínio do que ocorre em seu próprio território, neste caso como bem diz Beck o Estado muitas vezes acaba "nas mãos" destas corporações, gerando até uma relação de dependência com estas empresas.

    ResponderExcluir