GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sábado, 27 de março de 2010

Etapa 3 - a) Histórico do Processo de Globalização e o Desenvolvimento do Sistema Capitalista: Globalização Financeira – a utopia do mercado e a re-invenção da política

O objetivo do artigo “Globalização Financeira – a utopia do mercado e a re-invenção da política”, de Gentil Corazza, é analisar o processo recente da globalização financeira, que o autor chama de processo de “financeirização” da economia, e traçar um histórico sobre o processo de globalização financeira e o desenvolvimento de um sistema capitalista global. Um dos fatores mais importantes desse processo de globalização é o rápido crescimento dos mercados financeiros, que se desenvolveu com uma grande autonomia e consegui se desvincular do sistema produtivo e comercial.

Abaixo será citado fatos e processos que explicam a globalização financeira atual.

1 – Em 1984, houve a criação do Euromercado, que o autor acredita ser o embrião da globalização financeira, pois representou a formação de um mercado mundial de moeda “sem pátria” e revolucionou o caráter das atividades bancárias. O Euromercado representou o sistema financeiro mais liberal já visto.

2 – Outro fato fundamental para a globalização financeira foi um grande acúmulo de riqueza financeira e monetária que jamais havia sido visto no sistema capitalista. Fatos que contribuíram para esse acúmulo foram os choques do petróleo (1973 e 1979), a crise da dívida externa de países periféricos (final da década de 70 e início da década de 80), que foi agravada com a repentina elevação das taxas de juros em 1979.

3 – A restauração da conversibilidade das moedas européias e japonesas em ouro e a adoção do sistema de taxas de câmbio flexíveis em 1973 também foram fatos determinantes para a globalização , pois com a adoção desse sistema o valor das moedas era designado através do movimento de capital especulativo, então o Estado já não tinha mais a capacidade de fixar o valor de sua moeda, o que é uma demonstração importante da intensidade do processo de globalização financeira.

4 – E por último, mas não menos importante, devemos considerar também o fato da transformação do sistema financeiro americano. Pois com a liberalização financeira, os EUA decidiram adotar políticas restritivas e regulatórias para impedir a evasão de capitais, mas essas políticas tiveram um efeito contrário e acabam gerando uma reformulação no sistema financeiro e a internacionalização de diversas instituições financeiras norte-americanas.

Corazza, Gentil. Globalização Financeira - a utopia do mercado e a re-invenção da política. XXI Encontro Nacional de Economia, ANPEC, 2003. Disponível em: http://www.anpec.org.br/encontro2003/artigos/A24.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário