GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Etapa 1 c), d), e) Crise econômica mundial


"Daqui para frente, nada que venha a acontecer em nosso planeta será um fenômeno espacialmente delimitado". Essa afirmação, de Ulrich Beck, à respeito das consequências da globalização pode ser evidenciada na crise econômica mundial de 2008 e 2009, assim como na notícia do site G1, do dia 02/04/09, que diz que o "G20 inicia trabalhos para buscar soluções  a crise econômica".

A crise que se iniciou nos EUA, não demorou muito a afetar o restante dos países, inclusive, chegou mais forte do que no próprio Estados Unidos em alguns lugares. As várias reuniões do G20 em relação à crise mostram a integração econômica existente hoje em dia. Com o fenômeno da globalização, nada é simplesmente um acontecimento isolado. Durante a crise, os governos das 20 maiores economias do mundo, buscaram a integração para conciliar suas políticas e enfrentar a crise de uma forma mais rápida e eficaz.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1069959-5602,00-G+INICIA+TRABALHOS+PARA+BUSCAR+SOLUCOES+A+CRISE+ECONOMICA+MUNDIAL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário