GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Etapa 1 a) Definição do Processo de Globalização segundo Ulrich Beck

Adepto a corrente dos ultraglobalistas Ulrich Beck propõe uma distinção entre Globalidade e Globalização afim de livrar a Europa dos fantasmas da primeira modernidade. Como Globalismo entende-se que o mercado mundial substitui a ação política do Estado e reduz a globalização a uma única dimensão – a economica -, deixando as demais dimensões (cultural, ecológica, social e política) à merce do mercado mundial. “O Globalismo é subordinador [...] um imperialismo da economia, no qual as empresas impõem as condições sob as quais ela poderá otimizar suas metas” (BECK, 1999, p. 28). Beck faz uma distinção entre globalismo de afirmação e globalismo de negação, este último busca refugio no protecionismo quando acredita não mais poder lutar contra o mercado mundial. Para o autor nunhum país pode viver isolado.
É dentro deste contexto que, para Beck, “Globalização significa [...] os processos em cujo andamento os Estados nacionais vêem a sua soberania, sua identidade, suas redes de comunicação, suas chances de poder e suas orientações sofrerem a interferência cruzada de atores transnacionais” (BECK, 1999, p. 30).
O autor considera oito fatores irreversiveis (não podem ser reproduzidos, nem reduzidos) com o surgimento da globalização. São eles: a ampliação geográfica e crescente do comércio exterior; a revolução dos meios tecnológicos; a exigência por direitos humanos e inclusão do principio (discurso) democrático; a industria cultural global; o surgimento de novos atores transnacionias (companhias, ONGs, uniões nacionais), a questão da pobreza mundial; a destruição do meio ambiente e por fim, os conflitos transculturais localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário