GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sábado, 27 de março de 2010

Etapa 3 – c) e d) O Processo de Globalização e o Capitalismo: Globalização não é um Jogo Inocente

O ex-economista chefe do Bird, Nicholas Stern, veio ao Brasil em 2001 para divulgar o relatório do Banco Mundial “Globalização, Economia e Pobreza” ocasião na qual concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo. O relatório tem enfoque na relação aumento do comércio x redução da pobreza e Stern afirma que não é ingênuo, pelo contrário, é benéfico que um país derrube barreiras comerciais de maneira seletiva, em pontos estratégicos, independente do protecionismo dos países ricos.
Tal relatório aponta para China e Índia como as nações mais globalizadas, mas Stern esclarece dizendo que o conceito de globalização utilizado foi o de integração comercial e, que estes países, depois de derrubarem barreiras comerciais foram beneficiados. “Houve mudanças positivas nos índices de crescimento e de pobreza desses países depois de iniciarem uma integração comercial”.
Segundo Stern “se a globalização não é uma receita imediata para dar fim à pobreza em todos os lugares, ela certamente reduz nas economias comercialmente integradas”. Podemos notar que, frente a esta declaração, o Bird se posiciona de acordo com a corrente transformacionalista da globalização, pois acreditam que o desenvolvimento capitalista afeta outras dimensões, além da econômica.


Entrevista com Nicholas Stern, Dezembro de 2001, “Globalização não é um jogo inocente”. Disponível em: http://www.globalizacion.org/entrevistas/SternGlobzBancoMundial.htm
Para saber mais: SOUZA, Nali de Jesus. Globalização, Crescimento e Pobreza: A visão do Banco Mundial sobre os efeitos da globalização. Disponível em: http://www.nalijsouza.web.br.com/globalizacao.pdf. Visualizado em: 26 de Março de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário