GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Etapa 1 c), d), e) Globalização: um processo excludente?

Segundo David Held, uma das consequências da globalização é que ela é excludente, na medida em que os seus benefícios não alcança a todas as pessoas no mundo, como também não aparece com a mesma união entre as culturas e civilizações. O que ocorre na verdade é o oposto, ou seja, surgem e/ou ressurgem os conflitos e os choques entre os povos. Pois como já comentado em um post anterior (3º Definição do Processo de Globalização segundo David Held), não há harmonia na sociedade devido às diferenças culturais, políticas, econômicas e consequentemente, não existe uma sociedade global.

3 comentários:

  1. A charge já diz tudo! A globalização serve muito bem como um processo de integração... para poucos!! Pode ser considerado global um processo que exclui tantas pessoas e países?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Você Flávia! Acho que se o mundo fosse verdadeiramente "Global" ele seria um mundo que teria aberto as portas, para essas pessoas ao invés de exclui-las!

      Excluir