GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Etapa 1 c), d), e) - O desafio da globalização

Em dezembro de 2005 foi publicada uma entrevista com o advogado Eduardo Felipe Pérez Matias, autor do livro A Humanidade e suas Fronteiras – Do Estado Soberano à Sociedade Global, nessa entrevista Matias cita argumentos que corroboram a visão de Beck a respeito do conceito de globalização, pois ambos acreditam que o estado teve sua soberania afetada pelo processo da globalização.
Beck acredita que os atores transnacionais estão ameaçando a soberania dos Estados, Matias também concorda e diz que atualmente as grandes corporações transitam com total liberdade e o aumento do fluxo de capitais torna mais difícil o controle da economia pelo Estado.Contudo, o Estado é dependente desses atores transnacionais para conseguir se inserir no mercado internacional e atrair riquezas para o seu território através deles.
Ulrich Beck e Eduardo Felipe Matias acreditam que o Estado tem sua soberania afetada pois ele é limitado nas suas políticas econômicas, sofrendo pressão do mercado financeiro internacional e dos atores transnacionais, como empresas e até mesmo organizações, como o FMI, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário