GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sábado, 20 de março de 2010

Etapa 1 c), d), e) - “Uma Globalização Justa: Criando oportunidade para todos”

Este é o nome do relatório divulgado em 2004 pela Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização, vinculada a OIT, onde diz que a globalização ‘pode e deve’ mudar.
Esta noticia vem diretamente de encontro com as críticas que Beck faz ao processo de globalização, pois ele afirma que o Estado é o que mais perde com este processo e, seria necessário reformular a atuação do Estado para que este pudesse ganhar com o processo de globalização.
O estudo destaca que o desemprego no mundo atingiu o seu recorde histórico, com 185 milhões de desempregados no planeta e o crescimento desenfreado da economia informal.
A reportagem diz que “vista pelos olhos da vasta maioria dos homens e mulheres, a globalização não atendeu às suas simples aspirações por empregos decentes e um futuro melhor para seus filhos.”
É como afirma Beck “[...] Estado de bem-estar social e do sistema de aposentadoria, da assistência social e da política comunitária, da política de infra-estrutura, o poder organizado dos sindicatos, o sistema de negociação de salários [...] tudo derrete sob o novo sol desértico da globalização na configurabilidade política” (BECK, 1999, p. 13-14).

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/story/2004/02/040224_globalizacaoms.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário