GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Etapa 1 c), d), e) Alta de 100% no minério de ferro

De acordo com David Held, a globalização é a escala crescente, a aceleração e o aprofundamento do impacto, dos fluxos e padrões inter-regionais de interação social. Deste modo, uma mudança ou transformação que ocorra na escala da organização social liga-se a comunidades distantes ampliando o alcance das relações de poder nas grandes regiões e continentes do mundo. Então, comparando as idéias do Held e a notícia publicada hoje no site do Uol sobre a questão do pedido feito pela empresa Vale as empresas chinesas para aumentar os preços do minério de ferro, demonstrou a capacidade  que a empresa brasileira Vale detém  para influenciar o comércio internacional de minériode ferro. Portanto, a Vale junto com as empresas de minério da China, como também a Rio Tinto e a BHP Billiton acabam determinando os preços no mercado internacional do minério de ferro, gerando assim um "monopólio". Neste sentido, como bem afirma Held os acontecimentos locais acabam afetando os sistema global e vice-versa, pois é exatamente isso que a notícia mostra, " o aumento nos preços internacionais do minério de ferro também terá um impacto nos preços domésticos do minério de ferro e colocará uma enorme pressão sobre as siderúrgicas domésticas". Como já se tem visto uma valorização dos custos do minério de ferro no comércio internacional a tendência é que o preço da aço aumente ainda mais, daí a antecipação da Vale em reajustar os preços e não obter prejuízos, só que com essa atitude vários segmentos de aço no mundo podem sair prejudicados. Por fim, pode-se perceber que como argumenta Held os acontecimentos mundiais possuem sim uma interconexão, podendo impactar de uma forma positiva ou negativa as cidades, estados e países (e suas empresas), pois estes estão em constantes redes de interação.

Link para notícia:
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/03/19/vale-pede-a-china-alta-de-90-100-no-preco-de-minerio-de-ferro.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário