GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Etapa 1 a) Definição do Processo de Globalização segundo David Held

Segundo David Held, não existe uma definição para o processo de globalização, mas sim diferentes posicionamentos. Held argumenta que não há uma sociedade global, pois não existe uma sociedade homogênea, conseqüentemente, não existe uma sociedade harmônica. Portanto a globalização não estabeleceu uma sociedade mundial.
Os posicionamentos sobre a Globalização são: que ela é concebida como uma ação à distância como compressão espaço-temporal (a distância entre as sociedades são reduzidas), como interdependência acelerada, como um mundo em processo de encolhimento (as barreiras geográficas não são mais determinantes) e entre outros conceitos, como integração global (principalmente integração econômica global).
Para ele a globalização é a escala crescente, a aceleração e o aprofundamento do impacto dos fluxos e padrões interegionais de interação social.


Um comentário:

  1. É notável que com o fenômeno da globalização (entenda aqui revolução tecnológica) houve um encolhimento das barreiras geográficas, uma vez que se tem acesso a informação e cultura em todos os cantos do mundo, mas dai o autor assumir que a geografia não é determinante, eu discordo. Isso envolve um debate sobre soberania no qual um dos pressupostos para existência do Estado é um território delimitado por barreiras geográficas...

    ResponderExcluir