GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Etapa 1 c), d), e) Encolhimento do Mundo!

Segundo David Held um dos conceitos de globalização é o processo de encolhimento do mundo, ou seja, a diminuição da importância das fronteiras, principalmente para a economia. Ele afirma que as limitações do espaço e do tempo desaparecem. Á medida que as atividades econômicas, sociais e políticas transcendem cada vez mais as regiões e as fronteiras nacionais, isso representa um desafio direto para o princípio territorial da organização social e política moderna, pois a globalização contemporânea reinventa e reconfigura as questões fronteiriças e territoriais.
Mas a questão é que quando lemos algumas notícias, como por exemplo, a visita do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, a Israel na terça-feira passada (16/03/2010) para discutir com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre as fronteiras permanentes entre Israel e suas zonas vizinhas, mais especificadamente Jerusalém-Leste, a primeira coisa que pensamos é: e a globalização? Por que se fala tanto em globalização contemporânea e ao mesmo em fronteiras? O acontecimento, comentado acima, de certa forma contradiz as afirmações de David Held sobre o desaparecimento das limitações do espaço e da importância das fronteiras. Que a globalização causou essas mudanças de forma mais intensa em algumas partes do globo é possível verificar, mas generalizar não vem ao caso. Se no momento o governo de Israel está voltado para a questão das suas fronteiras e faz questão de afirmar que qualquer que seja as opiniões sobre as construções dos colonatos, qualquer que seja a solução tomada sobre o possível estatuto permanente, com fronteiras permanentes, essas zonas vizinhas serão sempre parte de Israel, significa que as questões territoriais e fronteiriças não perderam sua importância, no caso do Oriente Médio, muito pelo contrário, continuam sendo elementos essenciais não só no aspecto político, mas também no aspecto econômico, social e cultural.

Link para a notícia:

Um comentário:

  1. Bom, as fronteiras continuam tão importantes hoje quanto antigamente. Aliás, isso não acontece só em Israel. Embora o fortalecimento das fronteiras nacionais pudessem ser explicados em uma região conflituosa como o Oriente Médio, nós sabemos que muitos outros "muros" são construídos e aumentados em outras partes do mundo também. Isso, sem que haja um explicação mais coerente do que "impedir que trabalhadores mexicanos entrem nos EUA", etc. Aí entra a opinião dos céticos da globalização, quando eles perguntam justamente, que parte do mundo está realmente sendo INTEGRADA na globalização. E, por que tanta gente é excluída desse processo?

    ResponderExcluir