GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Teste sua imersão na globalização

O Ford é um carro de que nacionalidade?
Resposta: depende (!).

A Ford americana é dona de 25% da Mazda japonesa, numa operação em que fabricam carros pequenos. Juntas, as duas companhias são sócias da coreana Kia Motors. A Kia vende peças para a Ford/Mazda. E a Yamaha japonesa vende os motores. O que aparece no final é um carro Ford, só que ele não tem identidade nacional. Para complicar ainda mais: o grande mercado desses automóveis é a Europa. Dentro de duas semanas, a Fiat lançará no Brasil um novo carro, o Palio, que vai substituir as versões 1 500 e 1 600 cilindradas do Uno. Será fabricado simultaneamente em Minas Gerais, Argentina, Colômbia, Venezuela, Índia, Marrocos e China. Será montado, em parte, com peças importadas da Venezuela, Marrocos, Equador, Egito, Argélia e Vietnã (REVISTA VEJA, 1996).

3 comentários:

  1. Se já era assim em 96... "interdependência" hoje não reflete 1/3 do que vivemos agora...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Di.Cada dia as fronteiras estão mais "diluídas", as transações mais intensas e complexas,com isso fica muiiiito difícil dizer "que empresa é de onde"? "de onde se origina este e/ou aquele produto"?

    ResponderExcluir
  3. Acho que serve de resposta para aqueles que não acreditam na globalização.

    ResponderExcluir