GLOBALISMO, GLOBALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO?

O que globalizou foi o fenômino do Estado-Nação. Agora tem Estado Nacional para todos os lados. No início do século XX, eram 60 países, no máximo. Agora tem 200 Estados. O capital, quanto mais fortalece e expande, mais fica nacionalista.

(José Luis Fiori)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Parte II - Etapa 1 b) Principais consequências da revolução informacional na sociedade contemporânea

Com a Revolução Informacional ocorreu uma mudança na forma do tratamento da informação, tornando o trabalho cada vez mais qualificado, e isso sindicalistas e militantes políticos consideram como uma consequência irreversível da modernização tecnológica, pois gera desemprego. (LOJKINE, 1999, p. 83) Mas, o que ocorre é o desemprego estrutural, ou seja, um desemprego devido à mudanças na estrutura da organização do trabalho, que está necessitando cada vez mais de funcionários polivalentes.
Trata-se de um enriquecimento e uma ampliação do trabalho, uma forma de poliatividade desenvolvida num tal nível que não teria sido possível com as tecnologias da mecanização industrial clássica: não se deve confundir uma verdadeira polivalência que requer no mínimo seis meses de formação em tempo integral com as polivalências tapa-buracos, que requerem apenas alguns dias ou semanas de preparo.” (LOJKINE, 1999, p. 84, grifos do autor).
Com as transformações que ocorreram devido à Revolução Informacional, o homem é liberado das tarefas ligadas diretamente ao funcionamento das máquinas, e isso exige funções humanas mais qualificadas.
O desenvolvimento que a revolução informacional gerou, nos mais diversos países, provocou uma desigualdade acentuada e crescente nas sociedades. (CASTELLS, 1999, p.40)
Um novo sistema de comunicação que fala cada vez mais uma língua universal digital está promovendo a integração global da produção e distribuição de palavras, sons e imagens de nossa cultura como personalizando-os ao gosto das identidades e humores dos indivíduos”. (CASTELLS, 1999, p.40)
Entretanto, concomitantemente, mudanças maléficas também ocorreram, pois “atividades criminosas e organizações ao estilo da máfia de todo o mundo também se tornaram globais e informacionais”. (CASTELLS, 1999, p.40)
A grande difusão de informações através da mídia vem arrastando os sistemas políticos para “uma crise estrutural de legitimidade”. (CASTELLS, 1999, p.41) Este caso fica evidente quando lemos nos jornais ou assistimos na televisão as notícias diárias e absurdas, que mostram a incompetência e falta de honestidade dos políticos, que agora têm suas atitudes expostas para toda a sociedade.

LOJKINE, Jean. Os desafios da revolução informacional no 

limiar do terceiro milênio. In: OLIVEIRA, Flávia Arlanch 

Martins (Org). Editora UNESP, 1999, p.129-141.


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e 

Terra, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário